Dicas de Santiago do Chile

Tenho ouvido muito a falar que Santiago é a nova Buenos Aires, acredito que seja por todo conforto que a cidade proporciona ao viajante. Destino de várias opções, seja neve ou mar.

Como é a imigração no Chile?

A imigração no Chile é tranquila. Para entrar no país não é exigido o passaporte, apesar do Chile não fazer parte do MERCOSUL, se o caso for utilizar a carteira de identidade ela deve ter sido emitida há menos de 10 anos e estar em bom estado de conservação. Junto com seus documentos e um formulário entregue pelos comissários de bordo dentro do avião devidamente preenchidos (as perguntas são de identificação, serviço de aduana e serviço agrícola) é hora de enfrentar fila no PDI – Policia de Investigaciones de Chile. No PDI você terá a permissão para entrar no país, será entregue um papel (Tarjeta única migratória) com alguns dados importantes que devem ser devolvidos quando estiver saindo do país. Caso você tenha perdido a Tarjeta Única Migratória você terá que pedir a segunda via no próprio aeroporto.

A vacina da febre amarela é obrigatória para entrar no Chile?

Não!

img_0093

O aeroporto internacional Comodoro Arturo Merino Benitez é o aeroporto que você chegará à cidade, está aproximadamente 19 km da região de Providência.  V

Como se deslocar do aeroporto de Arturo Merino Benitez ao Centro da cidade de Santiago:

1 – Taxi: É o meio mais rápido de deslocamento, possui duas opções:

  • Empresa de táxi que fica no hall de entrada com o preço tabelado.
  • Táxi comum que ficam na porta do aeroporto.

2 –  Trans Vip – Vans compartilhadas : Para contratar vá ao balcão da empresa de táxi e peça o serviço de transfer compartilhado (Van). A Van só sairá quando atingir seu limite máximo de pessoas, cada passageiro tem o destino final  o seu hotel.

3 – Ônibus + Metrô: É a maneira mais econômica, existem duas opções:

  • Turbus – Funciona de 5 horas à 1 hora da manhã, todos os dias da semana. O ônibus sai do aeroporto e vai até o Terminal Alameda, principal rodoviária de Santiago, a linha de metrô mais próxima é a Universidad de Santiago. Os ônibus saem de 10 em 10 minutos.  Site:  www.turbus.cl
  • Centropuerto – Funciona das 05h55min até às 23h30min todos os dias, os ônibus saem de 10 em 10 minutos. Este ônibus sai do aeroporto e vai até a estação Los Heroes, no centro de Santiago.  Site:  www.centropuerto.cl

Como se locomover em Santiago do Chile?

Dicas de como utilizar o Metrô em Santiago: Caso queira se deslocar na cidade com mais tranquilidade e pagando pouco utilize o metrô. Sempre que necessário desloquei-me na cidade utilizando o metrô, o que facilitou muito, porque os principais pontos de interesse a serem visitados na cidade estão próximos às estações. Com um mapa nas mãos ou o aplicativo do Google Maps no celular fica fácil percorrer a cidade toda, inclusive conhecer vinícolas usando o metrô. As estações funcionam de 6 horas às 23h30min (bilheteria fecha às 23h). Para utilizar o  metrô é necessário adquirir o cartão “Tarjeta BIP” , ele é recarregável mas não é reembolsável. A “Tarjeta BIP”  serve tanto para o metrô quanto para os ônibus em Santiago. Site: www.metrosantiago.cl

mapa_metro_santiago_chile

Táxi & Uber em Santiago: Os táxis em Santiago possuem má fama, seja pelos taxímetros adulterados, trajeto mais longo desnecessariamente, golpe com troco e informações erradas.  Já o Uber não funciona como aqui no Brasil, ainda não regular, mas utilizei o serviço  Uber e não tive problema algum!

Qual é a melhor região para se hospedar em Santiago?

 Existem duas regiões em Santiago perfeitas para se hospedar: A tradicional (comuna) Providência. Região bem arborizada, ótimos restaurantes e com comércio de todo tipo, além de ser bem próxima ao centro e á pontos turísticos. A região (comuna) de Las Condes, é moderna com prédios e hotéis ótimos (Região nova e moderna, mas os preços dos hotéis são acessíveis), sem atrações turísticas, mas bem interessante. É uma região muito segura com muitas praças e parques. Na Avenida Isidora Goyenechea tem ótimas opções de restaurantes, supermercados cafeterias e casas de câmbio. Possui um Shopping muito bom – Costanera Center que fica ao lado da Gran Torre Constanera. O maior prédio da América Latina.

Dicas de hotéis em Santiago:

– Ibis bairro Providencia: Próximo à estação de metro Manuel Montt – Linha 1.

– NH Collection Plaza Santiago : Próximo a estação de metro Tobalaba – Linha 1

– Doubletree By Hilton Santiago Vitacura: Próximo a estação de metro Tobalaba – Linha 1

– Matildas Hotel Boutique – Bairro Brasil: Próximo a estação de metrô Cumming –  Linha 5 e  Los Heroes -Linha 1.

img_0212

O que IVA – Taxa de 19% cobrada por hotéis?

O IVA é um imposto de 19% cobrado sobre o valor das diárias de hotel! Este imposto assemelha-se a nossa taxa ISS. Este imposto é apenas para cidadãos chilenos, para que recebamos a isenção de 19% é necessário apresentar no check-in o documento PID já preenchido juntamente com passaporte ou carteira de identidade. É necessário também pagar ao hotel com dólar ou cartão internacional. Para os viajantes que permanecerão no Chile por mais de 90 dias essa regra não se aplica. Atenção! Não são todos os hotéis que aceitam essas condições, o ideal é você procurar saber se o seu hotel pratica tal política.

Padrão de tomadas e voltagem no Chile:

As tomadas do Chile são de três pinos mas o modelo brasileiro encaixa perfeitamente. Importante lembrar que a energia é 220 volts, só compensa levar aparelhos bivolts.

Como é o clima em Santiago?

O clima de Santiago é seco quase o ano todo! É muito importante ir prevenido e levar os remédios necessários para combater alergias ou doenças respiratórias porque o clima é de baixa umidade. A cidade é muito poluída! Devido à cordilheira dos Andes o ar não dispersa.

Qual marca de água mineral comprar em Santiago?

A água no Chile é uma questão a ser considerada! Quando for comprar água dê preferência à marca Nestlé ou Benedictino, essas duas não são as marcas mais em conta, mas são as que nós brasileiros nos sentimos mais adaptados. A água no Chile possui muitos sais minerais e por isso possui gosto ruim!

Quantos vinhos posso trazer do Chile?

De acordo com a Policia Federal é permitido entrar no Brasil sem pagar taxas alfandegárias trazendo no máximo 12 litros de bebidas alcoólicas, ou seja 16 garrafas de vinhos de até 750 ml! Destas 16 garrafas só poderão ser levado em bagagem de mão 6 garrafas as demais devem ser despachadas. Lembrando que o limite de bens trazidos não pode ultrapassar 500 dólares.

Onde fazer comprar em Santiago?

Shopping em Santiago:

– Costanera Center: Próximo a estação Tobalaba  – Linha 6

– Parque Arauco: Próximo à estação de Metrô Manquehue – Linha 1, mais 1,6 Km a pé. Maior Shopping Center da América do Sul

img_1073

– Alto Las Condes: Próximo à estação de Metrô Los Dominicos – Linha1 , mais 2 Km a pé.

– Casa Costanera: Próximo a estação de Metrô Tobalaba –  Linha 1, mais 2,6 Km a pé.

– Mall Sport

O que são feriados irrenunciáveis no Chile?

Feriados irrenunciáveis são feriados de maior importância para o Chile. Nestes dias específicos o comércio fecha! Você não encontrará supermercados, farmácias, Shopping centers abertos e muito menos lojas nos aeroportos. Sugiro evitar feriados, principalmente os irrenunciáveis para que você não perca tempo na viagem. Segue a lista de feriados no Chile:

1 de janeiro: Año nuevo – FERIADO IRRENUNCIÁVEL  

30 de março: Viernes Santo

31 de março: Sábado Santo

1 de maio: Día de los Trabajadores  – FERIADO IRRENUNCIÁVEL  

21 de maio: Glorias Navales

2 de julho: San Pedro y San Pablo

16 de julho: Virgen del Carmen

15 de agosto: Asunción de la Virgen

17 de setembro: Fiestas Patrias

18 de setembro: Independencia Nacional – FERIADO IRRENUNCIÁVEL  

19 de setembro: Glorias del Ejército – FERIADO IRRENUNCIÁVEL  

15 de outubro: Encuentro de dos mundos

1 de novembro: Día de todos los Santos

2 de novembro: Día de las Iglesias Evangélicas y Protestantes

8 de dezembro: Inmaculada Concepción

25 de dezembro: Navidad – FERIADO IRRENUNCIÁVEL  

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s