Qual destino de Neve Escolher na América do Sul?  Bariloche, Santiago ou Ushuaia?

Várias pessoas me perguntam sobre o que compensa a respeito de destinos de neve. A resposta sempre vai ser: Do que você gosta e do quanto você quer investir!? Vou explicar rapidamente a respeito de cada cidade para que você possa compreender e escolher seu próximo destino de neve na América do Sul.

Bariloche – Argentina

Bariloche é o destino clichê mais delicioso nas montanhas, até posso chamá-lo de: “Brasiloche”!  A cidade é fofa! Pequena na medida e abraça o viajante oferecendo uma xícara de chocolate quente! Bariloche é um destino fantástico! As experiências com neve vão além das práticas de Ski ou Snowboard. As atividades mais procuradas são:

–  Cerro Campanário: 002-44

– Cerro Otto:Montanha que está à cafeteria giratória e  centro de práticas de atividades na neve.

– Piedras Blancas: Montanha para brincadeiras na neve e iniciantes ou crianças.

– Ilha Victoria e Bosques de Arrayanes: Passeio de barco até uma reserva natural.

01-96

– Rotas dos 7 lagos: É um passeio que é possível contemplar sete lagos até a cidade de Sana Martin de Los Andes. O passeio é lindo e passa por uma vila linda chamada Villa La Angostura.

– Noite Nórdica: O viajante pilota a moto de neve até uma cabana no alto de uma montanha onde é servido um jantar.

– Cerro Catedral: É a montanha mais visitada em Bariloche, é onde se pratica Ski ou Snowboard.

1899893_891028100909958_6123516225422014793_n

Bariloche é mais popular e possui preços mais atrativos, costuma agradar mais a nós brasileiros.  A cidade não tem agitação, é uma cidade de montanha, um destino ideal para casais e famílias. O centro cívico é todo de pedra com vista para o Lago Nahuel Huapi,que possui uma vista linda.  A cidade possui bons restaurantes, sejam de massas ou carnes maravilhosas, muitas lojas de chocolates e sorvetes.  A hotelaria é vasta, com preços médios.Se você quer só neve e montanha vale a pena ir só para este destino, não fique menos do que 4 ou 5 dias, porque você não vai conseguir desfrutar de tudo que a cidade oferece, se quer algo mais urbano sem gastar muito, vale a pena investir em 4  ou 5 dias em Bariloche e mais 3 dias em Buenos Aires. Esta combinação é popular e sempre dá certo.

Mais dicas sobre Bariloche: viagensdamarcelapena.com/bariloche .

Dicas de Buenos Aires: viagensdamarcelapena.com/buenos-aires

img_0081

Santiago – Chile

img_1168

Santiago é outra opção bem conhecida por nós brasileiros. A capital do Chile neva raramente, mas próximo dali a 60 km, há uma hora e meia de carro fica as estações: Valle Nevado, Farellones & El Colorado. Essas estações de ski possui ótima infraestrutura, inclusive bons hotéis e restaurantes, hospedar no topo da montanha pode ser mais caro, apesar de ser mais cômodo. Caso a ideia não seja hospedar nas estações de Ski você terá que utilizar transfer de ida e volta com saída do seu hotel, hospedando na cidade o contato com a neve é bem menor do que em Bariloche, porque você terá dias específicos para prática de esportes na neve ou em Farellones & El Colorado que possui atividades fora Ski & Snowboard, Ski bunda, tirolesa, entre outras. Outro passeio para quem vai a Santiago no Chile em época de neve é o Cajon del Maipo & Embalse el Yeso, um local de ecoturismo, a  principal reserva de água da capital. Santiago é a uma capital e por isso terá características de grandes centros urbanos, para mim é a capital mais organizada da América do Sul.  Aqui você já tem a combinação de agito com dias na montanha. O preço da hotelaria e alimentação é alto a se comparar a Bariloche.  7 dias inteiros é um tempo bom para dedicar a viagem. Porque você pode combinar dias de montanhas (sejam eles hospedados nas estações ou na capital) ida a vinícolas, passeio a Cajon del Maipo e atividades na cidade.

Mais dicas sobre Santiago: viagensdamarcelapena.com/chile

Dicas de estações de Ski próximas a Santiago – Chile: viagensdamarcelapena.com/estacoes- de- ski-chie/

IMG_E1562IXNV5209JRJD0199
IMG_E2637

Ushuaia – Argentina 

16002879_1428585637154199_5360060868446178380_n16002889_1428585500487546_8944057544860722664_n

Ushuaia está cada vez mais popular no gosto dos brasileiros. Exótica é a cidade mais ao Sul do mundo. Ushuaia possibilita contato total com a neve, todos os passeios são baseados nela! Leia-se: Todos os passeios no período de inverno! Ok? Porque em cada estação tudo muda! Quando falo que é o fim do mundo, acredite é bem no fim do mundo mesmo!  A maioria dos passeios precisa ser feitos por agência de turismo. A cidade possui muitas agências e todas praticam preço tabelado conforme a prefeitura estipula. Quando fui optei pelos Brasileiros no Ushuaia, indico sempre que posso! Os Brasileiros em Ushuaia é uma empresa séria que me atendeu muito bem! As pessoas que ali trabalham falam português, o que facilita e muito a organização e conforto na viagem! Indico sempre que posso! Site: www.brasileirosemushuaia.com.br

Os passeios além da prática de Ski & Snowboard são:

– Navegação no Canal Beagle: Navegação próxima ao canal Beagle. Local que podemos ver lobos marinhos e aves locais muito parecidas com pinguim.

0-80-2

– Aventura na neve: Este passeio é de um dia inteiro. Começa em um dos Centros invernais da cidade, e possibilita o viajante ter contato com a neve como um morador local além de pilotar moto de neve.

DCIM670GOPRO

– Parque Nacional Tierra del Fuego – Trem do fin del mundo: O Parque Nacional Tierra del Fuego é o parque mais austral do planeta e o único na Argentina onde se pode ver montanha, lago e mar. Este passeio é feito no trem onde chegamos na última rota (1100 km da Antártida).

0-40

Não é um destino barato e faz muito frio. Ushuaia está longe de tudo, não é uma cidade bonita e nem de agito, ela só fica top quando a neve cai e deixa tudo branquinho. Geralmente os passeios são feitos ao entorno da cidade onde possui muita natureza. Eu fui e recomendo porque me surpreendeu em tudo! Sim! Tem preços altos, mas valeu cada centavo gasto. Em relação a custos, a cidade está com valores mais altos do que Bariloche & Santiago. Eu recomendo ficar na cidade pelo menos 4 ou 5 dias inteiros, assim você vai conseguir desfrutar bem. As combinações certeiras são: 5 dias no Ushuaia e mais 3 dias em Buenos Aires, ou 5 dias no Ushuaia mais 3 dias inteiros em El Calafate, eu já escrevi sobre essa aventura aqui: Dicas de El Calafate

Mais dicas sobre Ushuaia: Dicas do USHUAIA

0-52
El Perito Moreno – El Calafate – Argentina

Onde comprar roupas de frio?

Muitas pessoas dizem não gostar do frio, eu sempre pergunto o por quê? Elas me respondem: Não gosto de passar frio. Moramos num país tropical e as pessoas não estão acostumadas com temperaturas baixas. Para não passar frio são necessárias camadas de roupas quentes e um calçado impermeável com meias confortáveis. Além de usar blusa e calça térmica, casaco de lã ou de plumas ou casacos corta vento e na cabeça sempre que possível um gorro ou protetor de orelhas.  Para prática de esportes na neve é necessário calças impermeáveis próprias para o esporte. Atenção! Quando comprar as roupas de frio se informe até quantos graus ela suporta, assim não vai passar frio e vai conseguir ficar bem. Eu compro todas as roupas na Decathlon. Essa loja possui em várias cidades do Brasil e loja online. O preço é justo.

Site: www.decathlon.com.br

DCIM664GOPRO

11 comentários em “Qual destino de Neve Escolher na América do Sul?  Bariloche, Santiago ou Ushuaia?

  1. Olá, estou planejando uma viagem com meu namorado para ver neve. Eu já fui para o Chile, mas ele nunca foi. Queria saber qual dos 3 destinos vcs mais gostaram e qual recomendaria mais e em que mês (Julho/Agosto/Setembro)

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sempre aposto no mês de agosto para viagens com a neve como estrela! Em agosto já tenho certeza como estão às estações e o destino estão. Em setembro é uma boa pelo valor, neste mês os preços estão menores. Julho é um mês complicado, férias e preços altíssimos!

      Curtir

  2. Boa tarde! Pela sua experiência, qual seria o melhor lugar para ir com uma criança de 6 anos? Bariloche ou Ushuaia? Tenho certeza que minha filha vai adorar a neve, mas não vai gostar de passar o dia inteiro aprendendo a esquiar! Vai querer fazer coisas variadas na neve ou outros tipos de passeio. Obrigada!

    Curtir

  3. Sobre roupas impermeáveis para Ushuaia, compensa comprar ou alugar? e se encontro brechós com este tipo de roupas em alguma das cidades ( Ushuaia, Buenos Aires, El calafate)

    Curtir

    1. Daiane, tudo joia? A maioria dos passeios na época do inverno são em locais úmidos e ou na neve. Preferi comprar na Decathlon porque pelo preço do aluguel para todos os dias compensava comprar. Apenas verifique quantos graus a roupa aguenta.

      Curtir

  4. Faltou citar o centro de ski La Parva que fica em Santiago, ao lado do El Colorado.
    Tendo conhecido todos os centros da região, afirmo sem dúvidas que La Parva é o melhor.
    Depois, vem o Valle Nevado, na minha opinião, e por último El Colorado.

    Curtir

    1. Olá Marcelo! Tudo joia? La Parva é um ótimo centro de Ski mas menos popular que os outros. Este é mais visitado por locais e pessoas mais experientes no Ski ou Snowborad. Este é um resumo para que pessoas em dúvida possa escolher o melhor destino de neve que enquadra melhor com seu estilo de viagem! Mais informações e comparações sobre as montanhas chilenas tenho um Post explicando direitinho! Abraços

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s