Vinícola José Maria da Fonseca – Portugal

Em minha viagem a Europa no último verão, conheci a vinícola José Maria da Fonseca. Vinícola famosa aqui no Brasil por produzir o vinho Periquita. Há 40 minutos e 36 Km  de Lisboa   fica na região  chamada Vale do Azeitão, que possui grandes vinícolas.

06 (252)

O Local é maravilhoso, muito bem cuidado e preserva a história do início da vinícola que possui 175 anos. A Vinícola José Maria da Fonseca produz 30 marcas de vinhos em regiões diferentes, com uma área de 650 hectares e produção anual de 6.5 milhões de garrafas, sendo que  80% do que produz exporta para 70 países.

06 (235)06 (251)

José Maria da Fonseca foi o fundador da vinícola e deixou seu legado para mais 6 gerações.A visita começa com a explicação na Casa Museu onde já foi à residência da família. Muitos objetos e prêmios estão expostos, inclusive a primeira máquina de engarrafar vinhos de 1850 que engarrafava 200 vinhos por hora.

Em seguida vamos ao pátio da casa, jardim muito bem cuidado que nos leva para as antigas adegas que até hoje guardam os vinhos Periquita, Periquita Reserva e Moscatel. Os Barris enormes, que foram montados lá mesmo são de Mogno e foram trazidos do Brasil. O Periquita Original estagia 80% em Barris de Mogno e 20% em carvalho francês. O vinho da uva Moscatel, grande estrela da vinícola, envelhece nos barris e quando engarrafados param de envelhecer.

06 (236)

 

A vinícola possui garrafas de valores incalculáveis, que estão em adega especial sob o poder da família. Esta adega guarda garrafas de cada safra do vinho Moscatel desde o inicio da propriedade. A vinícola nos tempos das duas guerras mundiais e a guerra espanhola parou de produzir vinhos para produzir alimentos e enviar para os países necessitados.

06 (244)06 (243)06 (240)

Quando o tour acabou, fui encaminhada direto para a loja para provar vários vinhos inclusive o Moscatel. A vinícola também produz ótimos azeites que podem ser comprados lá mesmo.

A entrada precisa ser agendada e estão disponíveis com guias em Português, Inglês, Francês e Espanhol. O valor é três euros por pessoa.

Visitas podem ser feitas diariamente:
Entre 10H00 e 12H00
Entre 14H30 e 17H30

Na região tem a Quinta da Bacalhoa que possui vinhos maravilhosos. É possível agendar as duas visitas para o mesmo dia.

Vinícola José Maria da Fonseca

Site:www.jmf.pt

Vinícola Quinta da Bacalhoa

Site: www.bacalhoa.com

06 (241)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s