Gotemburgo é a segunda maior cidade da Suécia. Com 575.000 habitantes fica a 469 km da capital Estocolmo. A cidade possui dois aeroportos: o Landvetter a 25 km da cidade e o Goteborg City que fica a 20 km do centro da cidade. De Gotemburgo você pode ir a Estocolmo, Malmo, Oslo e Copenhague. Cidadãos portugueses e brasileiros não necessitam de visto devido ao espaço Schengen, que possibilita a permanência de até 90 dias no país. A moeda utilizada é a Coroa Sueca.
O porto marítimo da cidade é o maior dos países nórdicos, e através deste porto que são exportados carros e camiões da Volvo, rolamentos de esferas da SKF e papel. A Companhia de navegação Stena Line tem ligações permanentes com a Dinamarca , a Alemanha, a Noruega, a Polônia, a Grã-Bretanha, a Irlanda e a Holanda. VOLVO, SKF, ESAB, Hasselblad são algumas empresas que tem sede na cidade.
Não é um destino óbvio para os que vão à Europa. Ficamos uma semana e alguns dias e não me arrependo nem 1 minuto, muitas pessoas podem perguntar se realmente compensa visitar este país e repito mil vezes que sim. Sou apaixonada pela Suécia!
A educação dos suecos é de se impressionar, um povo que não puxa papo na fila Tran, mas que confia na sua palavra. Lugar lindo, onde tudo na cidade funciona! Impressionou-me a limpeza, a tecnologia e principalmente a cultura.
Visitamos a cidade no verão. Eu nunca vou me esquecer da cena de adultos, crianças e jovens dançando no parque de diversão. A sensação que tive é que estavam celebrando o sol! No inverno Gotemburgo fica muito cinza! O sol aparece muito pouco e a neve toma conta da cidade, alguns estabelecimentos deixam de funcionar e por isso a cidade muda completamente. Ficamos hospedados na casa de um primo meu no bairro Masthuggstorget. Bairro ótimo, com tudo perto.
Para quem está acostumado com comidas tradicionais, esqueça! Lá você vai provar muitos peixes e frutos do mar que a propósito são muito mais baratos do que um quilo de picanha. Saladas variadas, almôndegas, muita batata e o “hot dog” com purê de batatas, que encontramos em muitos pontos da cidade. Prove também as frutas vermelhas que são doces e grandes.
ATRAÇÕES NA CIDADE
-Andando pelos bairros da cidade o que eu achei mais aconchegante foi o Haga, o bairro mais antigo da cidade com casa e lojas e bares que atendem bem o turista!
-Fomos ao parque da cidade, o Liseberg (liseberg.com) oferece uma estrutura e tanto, os brinquedos, o parque é convidativo a todas as idades.
– Museu Universum é lindo e muito interessante para todos, tem representações dos 5 continentes do mundo.
– No centro da cidade fica a avenida principal a Avenym, rua enorme onde ficam alguns lugares interessantes para comer e boas lojas.
– O parque natural Slotskogan é mágico, porem no dia que fomos estava assim… Cheio de pessoas por causa de shows.
– Marstrands Wärdshus é uma ilha linda, pertíssimo da cidade que na época do verão recebe muitas pessoas, no inverno é menos visitado por causa do frio.
Marcela,
Eu e Bia estamos adorando seu blog! Muito útil e bem escrito!
Obrigada pelas ótimas dicas!
CurtirCurtir
Oi! Muito feliz em saber que estão gostando! Muito obrigada! ❤
CurtirCurtir