Dicas de Buenos Aires – Argentina

Buenos Aires é um dos destinos clássicos que nunca sai de moda! O país do doce de leite, do tango e de Carlos Gardel impressiona pelas ruas arborizadas, edifícios em estilo neoclássico, cafés com ares parisienses e as saborosas carnes acompanhadas por um belo Malbec. Fui a capital dos Hermanos algumas vezes e me apaixonei tanto que sempre quero voltar!

Como é a imigração em Buenos Aires?

A imigração em Buenos Aires é muito tranquila.  A chegada de avião pode ser  através de um dos dois aeroportos, o Aeroporto Internacional Ministro Pistarini em Ezeiza ou o Aeroparque Jorge Newberry  que fica no coração da cidade de Buenos Aires.  O aeroporto “Ezeiza” fica mais distante e recebe um número maior de voos internacionais devido ao seu tamanho e estrutura. Para entrar no território argentino é obrigatório apresentar Carteira de Identidade expedida em no máximo 10 anos ou passaporte válido. No avião é entregue pelos comissários de bordo um formulário chamado AFIP (Administração Federal de Ingressos Públicos). Esse formulário deve ser preenchido ainda na aeronave, que nada mais é que uma declaração do que você está transportando e um alerta a respeito do que é permitido. Se estiver vindo de Barco direto do Uruguai leia dicas legais nesse link aqui: DO URUGUAI A BUENOS AIRES DE BARCO

A vacina da febre amarela  ou outra vacina é obrigatória para entrar na Argentina?

Não!

Qual moeda levar?

A moeda ideal é o dólar apesar de o Real ser aceito em alguns locais. Tome cuidado com pessoas te abordando na rua porque é real a desonestidade e a troca por dinheiro falso! Vá a uma casa de câmbio. Buenos Aires é uma cidade como qualquer outra capital da América latina, quanto à segurança é necessário ter cuidado, mas nada de exageros.

Qual a melhor época para visitar Buenos Aires?

Visitei a cidade em várias épocas do ano e a que mais me agrada é o fim do Outono ou o Inverno. Ao contrário de algumas regiões no Brasil, Buenos Aires possui o clima bem definido, no Outono os parques ficam cheios de folhas amareladas. Para aqueles que não amam o frio, mas não querem calor excessivo essa é a melhor época! Já no verão a cidade fica bem quente e por isso é a época que menos recomendo.

Onde Hospedar em Buenos Aires?

– CasaSur Recoleta Dazzler Maipu
– AQ Tailored Suites
– NH Buenos Aires  – 9 de Julio

Como é o padrão de tomadas e voltagem na Argentina?

As tomadas na Argentina são diferentes do Brasil! Elas possuem três furos, porém são retangulares, sendo que dois são enviesados. Esse padrão é chamado de australiano e também é usado na China e Nova Zelândia. Você vai precisar levar um adaptador universal porque nenhum dos modelos brasileiros, novo ou antigo, se encaixa nesse padrão. A resistência é de 220 volts.

Como deslocar em Buenos Aires ?

⁃ A pé: Buenos Aires é uma cidade bem sinalizada e tem a maioria de seus pontos turísticos próximos, facilitando o viajante deslocar com facilidade a pé!

⁃ Táxi & Uber: Foi o tempo que andar de táxi em Buenos Aires era sinônimo de perigo! Hoje com o Uber e outras empresas dividindo a fatia vemos menos transtornos relacionados com mau atendimento ou até mesmo desonestidade. Não quer dizer que isso não aconteça! O fato de terem que dividir clientes que podem pagar mais barato tem facilitado nessa questão. Mas é melhor conferir se o taxímetro está ligado e funcionando corretamente, bom mesmo é colocar no Google Maps para ter certeza do caminho e demonstrar que sabe exatamente aonde quer ir! Quanto ao Uber não vejo problema desde que você entenda o que está realmente acontecendo! Vez ou outra e existem problemas, mas acredito que seja cada vez mais comum utilizá-lo na cidade! Muitos relatam que o mesmo tem funcionado muito bem e de forma segura.

⁃ Metrô: O primeiro da América Latina, teve a primeira linha inaugurada em 1913 e hoje possui 7 linhas. Econômico, pode ser usado para conhecer qualquer ponto turístico da cidade, para utilizá-lo é necessário comprar o cartão “Tarjeta Sube”. (Site www.argentina.gob.ar/sube). O SuBe possui plataforma online e após se cadastrar no site do mesmo você pode consultar o quanto de saldo que ainda possui, ficando mais fácil de recarregar quando for necessário! Fique atento quanto às tarifas que podem mudar conforme os horários. Em qualquer bilheteria você pode comprar o cartão. O horário de funcionamento de segunda a sábado é de 05h30min as 23h30min e domingos e feriados de 08h00min as 22h00min.

Site: www.metrovias.com.ar

subte_y_premetro_calles_2019subte_y_premetro_esquematico_2019

– Ônibus Turístico/ Hop On Hop Off: Uma experiência para conhecer a cidade de Buenos Aires de uma perspectiva diferente, passando pelos principais pontos turísticos; Palácio do Governo, Praça de Maio, El Cabildo, Catedral, Obelisco, Congresso Nacional, Teatro Colón, La Boca, Puerto Madero, Recoleta, Praça San Martín, Palermo e Chinatown, entre outros. O serviço Hop On Hop Off permite que o passageiro entre e saia nas paradas quantas vezes quiser durante a validade do bilhete. O bilhete pode ser comprado pelo Site www.buenosairesbus.com

Azul-vermelho: Das 9h às 17h40, com uma frequência de 20 minutos.

Green: Das 10h às 17h, com uma frequência de 30 minutos.

Todos os dias.

MODALIDADE DO TOUR:

Tour Azul-Vermelho: Inclui 25 paradas.Duração: 03:20 hs.

Rota Verde: Inclui 11 paradas. Duração: 01:20 hs.

Você pode combinar as duas rotas

O valor do ticket inclui as duas rotas

BILHETES: Eles têm uma validade de 24 ou 48 horas.

Uma dica legal é o site: BA como llego que mostra qual o melhor meio de transporte utilizar. Acesse: comollego.ba.gob.ar

O que comer em Buenos Aires – Argentina?

A cada esquina em Buenos Aires existem vários fast foods, apesar de ser econômico e rápido  não valem a pena!  O país possui culinária memorável e muito saborosa. Deixe se levar pela culinária dos Hermanos! Do que provei e mais gostei:

– Empanadas: Tipo um pastel, tem na maioria dos estabelecimentos pode ser como um lanche ou como entrada, para mim a melhor é a de Carne.

DCIM666GOPRO

– Medialunas: tipo um croissant com uma massa muito mais leve,  pode ser salgada ou doce. Eu amo às duas versões, elas podem ser recheadas de presunto e queijo, de doce de leite ou puras…

– Tostado: É tipo um mixto, porém o pão é mais crocante e o recheio mais frio.

– Alfajor : Esta delícia é uma tentação. Em cada esquina tem um “quiosco” onde vende se variedades de doces, os argentinos amam doces. As marcas que mais gosto é a Havana ou a marca Cachafaz, mas se encontrarem um caseiro esse sim para mim é o melhor.

– Doce de leite: Como mineira sou perita em doce de leite e para mim o “Dulce de leche” argentino e uruguaio é melhor do que o de Minas! Sou apaixonada!

– Carne:  Não é segredo que a carne Argentina é um espetáculo, mas vem da cozinha com pouco sal. Sim! Você precisa salgar se desejar! O mais comum dos acompanhamentos será batata frita. Mas preste atenção quanto ao ponto da carne porque senão chegará no seu prato bem vermelhinha. Pode ser acompanhado pelo molho Chimichurri que nada mais é um molho de ervas finas, vinagre, pimenta, alho e azeite. Alguns cortes mais populares de carnes:

*Bife de Lomo: Filé Mignon

*Bife de Chorizo não é o Chorizo no Brasil e sim o  Miolo do Contra Filé.

*Tapa de Cuadril é nossa Picanha.

*Vacío: Fraldinha

Onde comer em Buenos Aires

– Café Tortoni: Cafeteria histórica que vale muito a pena

– Muu Lecheria – Hambugueria artesanal

– Don Julio Parilla: Churrasco Argentino

– La Parolaccia : Comida Italiana

– Sorveteria Freddo

– La Penera Rosa : Café, lanches e doces

– Vinho ou cerveja?

Vinho é a paixão nacional! A uva mais consumida no país é a  Malbec. De origem francesa, se adaptou muito bem ao solo e clima argentino, formando suas características próprias e se diferenciando da tradição Malbec francesa. O Vinho Malbec apresenta coloração intensa e escura, os aromas lembram frutas vermelhas e ameixas maduras.  Sendo facilmente degustado por nós brasileiros. É na província de Mendoza, há 1.098 km que se produz grande parte da Uva Malbec no país. Já para os que gostam de boas cervejas existem ótimas opções no país. A cerveja Quilmes é a mais tradicional e possui concorrência forte da Marca Imperial que nos anos 2000 foi comprada pelo grupo da Brahma brasileira. As artesanais mais famosas são a Kraken & a Antares. Ambas são fáceis de serem encontradas.

Quantos vinhos posso trazer da Argentina? 

De acordo com a Polícia Federal é permitido entrar no Brasil sem pagar taxas alfandegárias trazendo no máximo 12 litros de bebidas alcoólicas, ou seja, 16 garrafas de vinhos de até 750 ml! Destas 16 garrafas só poderão ser levado em bagagem de mão 6 garrafas as demais devem ser despachadas. Lembrando que o limite de bens trazidos não pode ultrapassar 500 dólares.

Quanto tempo ficar em Buenos Aires?

5 dias inteiros é o ideal para conhecer bem a cidade! Reserve pelo menos dois dias para conhecer os pontos turísticos. No terceiro e quarto você pode conhecer Colônia Del Sacramento no Uruguai, um dia é suficiente e nestes dois links:  Do Uruguai a Buenos Aires de Barco e Dicas de Colonia del Sacramento  tem dicas bem legais da única cidade do Uruguai colonizada por portugueses. Outro passeio é o Tigre e Delta, passeio de barco que passa no encontro de três rios: o Tigre, o Sarmiento e o Luján. Região onde estão as casas de verão dos argentinos. Vale a vista!No quinto dia deixe para ver o que ainda não viu e relaxe um pouco! Lembre se de ir a um Show de tango!

001-35

Qual show de tango devo conhecer?

Na cidade existem muitas opções de shows de tango com variados preços. Na maioria você pode optar por apenas assistir o Show ou fazer um combo Jantar + show. É uma atividade com um valor mais alto. Vale a pena cada centavo gasto! Dentre tantos os que mais se destacam são: Tango Porteño & Esquina Carlos Gardel. Achei que o combo Jantar + show torna a experiência mais agradável!

001-99
Tango Porteño

Principais Pontos Turísticos:

– La Boca : O La boca é um dos bairros mais antigos de Buenos Aires, foi moradia de pessoas que trabalhavam no porto e que em sua maioria eram Italianos. Quintela Martin transformou algumas ruas do bairro em expressões de arte, hoje chamado de Caminito é um museu a céu aberto. Outro ponto de interesse em La Boca é o estádio de Futebol La Bombonera que é o estádio oficial da Boca Juniors.  O bairro possui atrações fantásticas porem não é muito seguro, por isso fique esperto com abordagens de estranhos.

0 (17)0 (21)

– Feira de San Telmo : A feira de San Telmo é a feira mais famosa de Buenos Aires, existe desde 1970 e recebe muitas pessoas. Famosa pela venda de antiguidades possui bem próximos antiquários e brechós. Funciona durante o domingo de 10 as 17 horas.

– Puerto Madero :Após funcionar como porto foi abandonado no século 20. Na década de 90 foi completamente revitalizado e transformou-se em local de luxo e um dos metros quadrados mais caros da cidade. Ele possui muitos restaurantes, hotéis de luxo e um dos principais cartões postais da cidade, a Puente de La Mujer. Para mim é dos locais mais lindos ver o por do sol na cidade!

0-47DCIM666GOPRO

– Plaza de Maio: A praça mais antiga da cidade. Já presenciou várias manifestações do povo argentino. Compõe  um complexo cheio de locais interessantes! Como por exemplo, a Casa Rosada que é a sede do Governo, possui nome esse nome devido a sua “pintura” que era feita na época da construção de Cal e sangue de boi que dava o tom rosado. A Igreja Catedral Metropolitana que se chama “Igreja da Santíssima Trindade” é o primeiro templo construído na época da fundação da cidade em 1622. O edifício atual, depois de um século e meio de obras, foi terminado em 1822. Pertinho dali está o Café Tortoni que é um dos cafés mais antigos das Américas, data de 1858.

DCIM666GOPROnome (370)

– Avenida 9 de julho: Essa extensa, arborizada e movimentada avenida  possui dois pontos turísticos. O Obelisco que foi inaugurado em 1936 e possui 57 metros. E o Teatro Colón que é considerado um dos cinco melhores teatros de ópera do mundo.

0-29
Avenida 9 de Julho

Calle Florida: Uma das principais e mais famosas ruas de Buenos Aires. A rua é cheia de lojinhas e locais para compras lembrancinhas, além de possuir várias casas de câmbio. Nela está o Shopping Galerias Pacifico lindo e repleto de lojas bacanas.

001-71
Shopping Galerias Pacifico

– Cemitério da Recoleta: Surgiu no início do século 18, os frades da ordem dos Recoletos Descalços se instalaram na região, onde construíram uma igreja e um monastério. Em 1822, a ordem foi dissolvida e, no local, foi criado o primeiro cemitério público da cidade. O escritório de turismo de Buenos Aires oferece visitas guiadas gratuitas pelo cemitério. O bairro Recoleta é um bairro lindo ótimo para observação.

– Floralis Genérica: Também no bairro da Recoleta a Floralis Genérica possui 20 metros de altura e 18 toneladas essa escultura metálica pode ficar aberta ou fechada, projetada por Eduardo Catalano e inaugurada em 2002 na Plaza de Las Naciones Unidas se transformou em um dos símbolos da cidade.

– Parque Tres de Febrero:  Ao norte da cidade de Buenos Aires é o melhor parque da cidade!  O Rosedal fica dentro Parque Tres de Febrero que é considerado o pulmão da cidade. Ele equivale a dois parques do Ibirapuera em São Paulo. Também no parque está o  Jardim Japonês.  Muito bem cuidado e harmônico foi criado por imigrantes japoneses.Site: jardinjapones.org.ar. Este fica no Bairro Palermo que é ótimo em estrutura e possui ótimos restaurantes e o Shopping Alto Palermo Shopping.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s